Política de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade

Este Código de Ética, Conduta e Integridade descreve os princípios e valores adotados pela organização junto às partes envolvidas na gestão dos serviços prestados; bem como, tem como objetivo, estabelecer controles internos que visem atender as legislações vigentes aplicáveis à organização, bem como, eliminar conflitos de interesses que possam afetar a imparcialidade de seus empregados no desempenho de seus cargos, garantir a confidencialidade de informações que seus integrantes tenham acesso e possibilite a continuidade dos negócios junto ao mercado interno e/ou externo.

CONSIDERAÇÕES

A conduta correta se deteriora com facilidade, caso conviva com condutas incorretas.

A identidade e sua imagem não são apenas no seu desempenho econômico/financeiro, mas os comportamentos corretos, dentro das opções nela dominantes que são o sustentáculo da formação de uma empresa calcada no conjunto de princípios e valores.

A fundamentação ética de uma empresa resulta, basicamente, dos preceitos morais de seus empregados, que devem seguir um conjunto de normas e princípios de conduta, consubstanciado em padrão de comportamento exemplar e irrepreensível.

A Multifluido está convicta de que, para se consolidar e desenvolver deve pautar suas ações em objetivos empresariais e princípios éticos precisos, que sejam bem compartilhados entre os dirigentes e todos os demais empregados.

Seus atos devem ser norteados pela boa conduta, integridade, confiança e lealdade, e também pelo respeito e pela valorização do ser humano, em sua privacidade, individualidade e dignidade.

A Multifluido aplica a legislação vigente e mantem este programa de integridade estruturado vivo junto aos seus empregados que é divulgado no mínimo uma vez ao ano, e, dentre outros objetivos visa, coibir e evitar irregularidades e atos ilícitos contra a administração pública nacional e/ou internacional.

A Multifluido mantém procedimentos no seu Sistema de Gestão Integrado de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, que define com rigor como deve ser tratado os seus processos.

PRINCÍPIOS E VALORES

A Multifluido tem o seu código de ética, conduta e integridade como um instrumento de orientação para os seus empregados, quanto aos valores morais e princípios de conduta nas suas relações interpessoais, profissionais, sociais e ambientais.

Tem como objetivo ser uma referência de gestão ética na administração, que contribua para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os seus integrantes, observando o interesse social.

Suas decisões e ações são pautadas nos princípios morais universais, caracterizadas pelo respeito e compromisso com o bem, a honestidade, dignidade, lealdade, o decoro, zelo, a responsabilidade, a justiça, a isenção e a solidariedade. Como marco de referência constitucional, tem também presentes os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

HONESTIDADE DEVER FUNDAMENTAL

A Multifluido salvaguarda a sua credibilidade e engrandece a sua imagem, em todos os seus momentos, e, seus empregados são orientados e praticam um comportamento honesto e de respeito.

Todos na Empresa devem agir com total isenção e objetividade na análise de assuntos e decisões, dentro dos preceitos éticos previstos.

Devem, também, estar sempre prontos para contribuir e elevar a imagem da Empresa.

A Multifluido, não tolera qualquer forma de discriminação ou assédio.

  1. Atendemos a legislação quanto as práticas destinadas a prevenir e combater as formas degradantes de trabalho, como trabalho infantil, etc.
  2. Respeitamos os direitos políticos e trabalhistas dos colaboradores e os acordos sindicais da categoria.
  3. Os processos de gestão de pessoas (contratação, desligamento, promoção, aumentos salariais por méritos, sanções disciplinares, etc.) são realizados com respeito, transparência, imparcialidade e com base nos preceitos da meritocracia.

ATENDIMENTO À LEGISLAÇÃO

As relações profissionais entre a organização e seus empregados internos, terceirizados e cliente, órgão público, agente público e parceiros comerciais é pautado estritamente no cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, estabelecidos em legislações trabalhistas nacionais e também em legislações internacionais, zelando por um ambiente de trabalho de dignidade, respeito mútuo e privacidade.

Este documento tem as regras esclarecedoras para que se evite de qualquer forma pagamento ou benefício a qualquer autoridade governamental nacional ou estrangeira, para obter ou manter negócios ou qualquer vantagem comercial ou em benefício próprio.

Dentre as legislações pertinentes a Multifluido deve atender:

  • A lei Brasileira nº 12.846 de 2013 (Lei Anticorrupção e Lei de Improbidade Administrativa), que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências.

São observadas também outras legislações como:

  • A Lei Americana Foreing Corrupt Practices Act (FCPA) de 1977.
  • A Lei do Reino Unido UK Bribery Act de 2011.

Também são observados os ordenamentos internos estatutários de clientes complementares à lei nº 12.846 de 2013:

  • Código de Ética e o Guia de Conduta da Petrobras;
  • Os Regulamentos de Licitações e Contratos da Petrobras (RLCP).

ATUAÇÃO E RESPONSABILIDADES

A linha de conduta dos empregados é fundamentada no fiel cumprimento das suas responsabilidades. De forma não abusiva, devem usar o poder a eles delegado e/ou inerente às suas funções, orientando para a consecução dos objetivos da Multifluido, e não para obtenção de quaisquer vantagens pessoais.

A Multifluido e seus empregados são vigilantes para que assegure uma boa gestão empresarial, não admitindo em hipótese alguma o descumprimento da legislação vigente.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A Multifluido prima e orienta seus empregados alinhado com seus valores, e conduta para criação e manutenção de um bom clima de trabalho.

Cada empregado deve saber se conduzir com urbanidade e cortesia, sempre com respeito aos colegas de trabalho, inclusive quanto às possíveis limitações.

Todos deverão contribuir (relações interpessoais) entre si, sem tentar obter vantagens pessoais às custas de colegas, implementando as decisões dos seus superiores, tomadas de acordo com as políticas da Empresa.

As relações no ambiente de trabalho devem ser pautadas pela cortesia, cabendo a cada um colaborar para que predomine o espírito de equipe, a honestidade e a confiança, compatíveis com os valores da Multifluido e com a busca de resultados.

Os gestores de pessoas, tem claro que seus colaboradores o tomarão como exemplo, portanto suas ações constituem o modelo de conduta, seriedade, respeito e honestidade.

RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES

A Multifluido honra integralmente os compromissos assumidos com os seus fornecedores, e verifica o integral cumprimento, por parte deles, destes compromissos.

A Multifluido não aceita e permite nenhum tipo de favorecimento ilícito em negociação comercial para benefício individual ou para a empresa.

Não se tolera qualquer prática de corrupção, suborno, propina, favorecimentos pessoais e demais formas de atos ilícitos ou criminosos na sua cadeia de suprimento e/ou de negócio.

CONCORRENTES

A Multifluido respeita a reputação e as opiniões dos concorrentes e não desvaloriza seus produtos e serviços, assegurando condições para uma concorrência saudável.

A Multifluido age segundo os preceitos da livre concorrência e, nesse sentido, as seguintes práticas são vedadas: truste, uso de informações privilegiadas, omissão de fatos relevantes, manipulação da boa-fé, espionagem, etc

RELAÇÕES COM OS CLIENTES

O respeito e o zelo no trato com o cliente, proporcionando-lhe um serviço e apoio eficiente e eficaz, são deveres dos empregados e administradores da Multifluido.

A premissa da empresa é atender o cliente e superar suas expectativas.

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Aos meios de comunicação social e na publicidade, a Multifluido, quando indagada apresenta assuntos que possuam caráter informativo e verdadeiro, respeitando a Política Interna de Comunicação da Empresa bem como a comunidade onde atua.

RELAÇÕES COM ENTIDADES, SETORES PÚBLICOS E ESTATAIS

A Multifluido se relaciona de forma amistosa com entidades e outros órgãos, (Federal, Estadual, Municipal e Estatais) inclusive àqueles de supervisão e fiscalização, e, sempre está à disposição e ao seu alcance, buscando atender às solicitações que lhes forem dirigidas, prestando todo o apoio, informações e auxílio requeridos.

As decisões da Multifluido não são influenciadas por preferências partidárias ou ideológicas.

Parcerias e contribuições (patrocínios, doações, etc.) para o setor público ou entidades, devem:

  • Estar em conformidade com as legislações em vigor.
  • Serem devidamente registradas de forma clara e transparente.
  • Nenhuma contribuição (patrocínios, doações, etc.) pode ser realizada tendo em vista a obtenção de benefícios ilegítimos ou favores para a Multifluido ou de cunho pessoal.

QUESTÕES SOCIAIS

A Multifluido, zela pelas questões sociais, apoia as boas ações na sua área de atuação local.

Desenvolve ações sociais não oficiais, quando pertinente, para o desenvolvimento de princípios éticos relativos à solidariedade em benefício de pessoas carentes e/ou relacionados com o respeito ao meio ambiente.

CORTESIAS (BRINDES, PRESENTES, FAVORES, ETC.)

Não se aceita ou oferece cortesias de qualquer natureza: presentes, gratificações, favores, descontos em transações de caráter pessoal, viagens de negócios ou lazer, convites para participar de eventos e quaisquer outras cortesias.

No relacionamento com o setor público, cliente e fornecedor é vedado oferecer ou receber cortesias de caráter a retirar qualquer tipo de proveito.

Antes de receber ou oferecer qualquer tipo contribuição, deve consultar o código de ética, conduta e integridade, as legislações aplicáveis em vigor, para certificar que não esteja sendo violado nenhum princípio legal, bem como os valores da empresa.

As contribuições devem ser praticadas em conformidade com as leis, normas e regulamentos presentes.

As contribuições não devem influenciar processos de tomada de decisão, dar margem para essa interpretação ou serem praticadas em troca ou a título de antecipação de qualquer favor com objetivo e retirar proveito e facilidades escusas.

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Os Empregados da Multifluido, de forma contínua, atualizam os seus conhecimentos, objetivando a manutenção ou melhoria de sua capacidade profissional, e a prestação de melhores serviços aos clientes.

A Multifluido, por sua vez, estimula seus empregados a buscar sempre o seu aperfeiçoamento profissional bem como o atendimento as legislações vigentes.

GESTÃO DO CÓDIGO

A gestão do código de Ética, Conduta e Integridade, caberá ao Diretor Executivo da Multifluido e seus comandados Gerentes e Coordenadores a indicação de pessoas para fazer parte do comitê e os indicados a cada dois anos devem ser substituídos.

Os representantes indicados pelas lideranças imediatas das respectivas áreas, são aqueles que se destacam pela sua integridade ilibada, possuam características conciliadoras e a consciência de mitigar as desigualdades, para o encontro de soluções justas.

Os indicados devem ter pré-disposição, para guardar sigilo sobre as causas e assuntos em andamento, presumindo-se como confidenciais as questões ali tratadas, que serão divulgadas quando deliberado pelo Comitê.

As reuniões do Comitê ocorrerão por convocação do Diretor Executivo, a pedido de um de seus membros ou quando caracterizada a sua necessidade, tendo como frequência mínima a periodicidade anual.

ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ DE ÉTICA, CONDUTA E INTEGRIDADE

O comitê deve:

Orientar e aconselhar sobre a ética profissional para todos os empregados, fazendo uma divulgação pelo menos uma vez ao ano;

Deliberar sobre dúvidas de interpretação do texto deste Código;

Avaliar periodicamente no mínimo uma vez ao ano a atualidade deste Código, e também receber sugestões e propostas para sua reformulação e modernização;

Receber, catalogar e analisar as denúncias e representações formuladas, de questões éticas, conduta e integridade por colaboradores ou terceiros, apurando as ocorrências das infrações e encaminhando para providências (poderá ser dada procedência à denúncia anônima, desde que devidamente fundamentada).

As denúncias poderão ser formuladas, formalizadas e envidas:

por e-mail: ouvidoria@multifluido.com.br,

por telefone, 19 3304-6696 e,

por correspondência no endereço abaixo:

Rua Vitorio Chinaglia, nº 45 – PQ São Paulo – Campinas – SP – CEP 13.052-476

Aos cuidados de Ouvidoria Multifluido.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão avaliados pelo Comitê de Ética.

Mesmo após implantado, permanecerá vivo este Código, em aberto para receber toda e qualquer proposta de reformulação e melhoria, que será avaliada pelo Comitê de Ética e devidamente encaminhada para aprovação e inclusão.

 

Alta Direção

 

Multifluido Sistemas Hidráulicos - EIRELI

 

Conforme LEI Nº 12.846, DE 1º DE AGOSTO DE 2013.